Monday, April 18, 2011

Livro Lido e Discutido - Razão e Sensibilidade





A história começa com o falecimento do senhor Dashwood, que morava nas terras de seu tio que já era idoso e não tinha herdeiros. Assim sendo o senhor Dashwood e sua família herdou as terras após o falecimento do proprietário. Um ano após o ocorrido o senhor Dashwood também veio a falecer, herdando as terras, seu filho John, do primeiro matrimônio, contudo antes de falecer pediu a seu filho que em tempo algum desamparasse sua madrasta e suas irmãs, o que com o apoio de sua esposa, a senhora Fanny, não ocorreu. Obrigando a senhora Dashwood e suas filhas a procurarem uma nova moradia, a esse tempo sua filha mais velha, Elinor estava apaixonada por Edward Ferrars, irmão de sua cunhada, a senhora Fanny.
A senhora Dashwood mudou-se com suas filhas para Devonshire, foram morar nas terras de um parente distante, que as acolheu muito bem. Todas sentiram a mudança de ambiente, mas logo se familiarizaram com a nova vida. Tanto que Marianne, irmã de Elinor, logo provoca interesse no Coronel Brandon, um homem vivido, muito reservado, elegante e de gestos educados, de aproximadamente 35 anos. Porém, Marianne o rejeita e, se apaixona por Willoughby de Allenham. O compromisso entre os dois é dado como certo até que Willoughby anuncia sua partida atendendo a uma ordem de sua tia, o que provoca em Marianne profunda tristeza e desilusão.
Coube ás irmãs Elinor e Margaret, consolar Marianne, que durante um passeio acabaram por encontrar-se com Edward Ferrars, Marianne por um instante esqueceu sua tristeza e se alegrou com a felicidade de sua irmã Elinor. Marianne notou um anel com uma mecha de cabelo trançado a ele, e logo supôs que a mecha pertencia a sua irmã Elinor, Edward permaneceu na companhia da família Dashwood por uma semana e, partiu em seguida. Elinor procurou ocupar seu tempo para evitar o sofrimento que lhe afligia com a falta de Edward.
Em um baile, por convite de Lady Middleton, as irmãs Dashwood encontram-se com Willoughby, que ignorou a presença de Marianne, provocando constrangimento e sofrimento à ela. Elinor pediu a senhora Jennnings que parasse de espalhar boato de que sua irmã estava noiva de Willoughby, pois isso a estava prejudicando. Marianne recebeu uma carta onde Willoughby lhe pedia desculpas pelo seu comportamento no baile e desfez toda e qualquer ilusão de Marianne não sentido de que ele não tinha compromisso algum com ela, e lhe pediu desculpas se assim a fez pensar.
Elinor considerou a atitude da irmã como imprópria e inaceitável. Marianne havia fantasiado um relacionamento que somente existia em sua cabeça sonhadora. O Coronel Brandon revelou a Elinor que Willoughby era um canalha e havia engravidado e abandonado sua filha de criação, Elinor ficou indignada, e contou tudo a Marianne, que ficou chocada, a partir daí, Marianne não mais evitou a presença do Coronel Brandon. As irmãs Steele chegaram a Londres e Lucy foi hostil com Elinor, ao encontrá-la ainda em Londres.
O Coronel Brandon se propôs a ajudar Edward e pediu a Elinor para transmitir a oferta. O que foi feito. Viajaram para Cleveland, e lá Marianne ficou enferma, o Coronel ficou muito apreensivo com a saúde de Marianne, e permaneceu com ela até que melhorasse. Com a noticia da eminente morte de Marianne, Willoughby, foi ao encontro desta para se explicar e pedir perdão por todo o sofrimento que lhe causara, foi recebido rispidamente por Elinor, que lhe ouviu pedir perdão pelo sofrimento causado a Marianne, Elinor disse que transmitiria, oportunamente o recado, mas frisou bem que nada do que foi dito justificava sua atitude.
Por fim, Marianne se afeiçoa ao Coronel Brandon, casaram-se e eram o retrato da felicidade. Lucy Steele fugiu com Robert Ferrars, logo depois que ele tomou posse da propriedade que sua mãe lhe deu, quando da deserção de Edward.
Edward pediu Elinor em casamento, o que foi prontamente aceito e comemorado; posteriormente fez as pazes com sua mãe, a senhora Ferrars, e tomou posse de sua parte na herança, o que proporcionou uma vida confortável a sua nova família.

Fonte: Internet.

11 comments:

  1. Olá Sueli! que blog lindo! Não sabia do seu blog até você me seguir lá no blog Jane Austen Brasil! A JASBRA também tem representantes em SP, bem que vocês poderiam marcar um encontro, que tal? Quando eu estiver na cidade eu também gostaria de encontrar vocês!
    abraços,

    Adriana Zardini

    ReplyDelete
  2. Sueli, acabei de fazer um post sobre o seu blog! http://www.janeaustenbrasil.com.br/2011/04/o-clube-de-leitura-de-jane-austen-blog.html

    Seja bem vinda!
    Adriana Zardini

    ReplyDelete
  3. Oi Adriana,
    Obrigada querida, seria um prazer recebê-la aqui em São Paulo. Por favor, se você estiver participando do Orkut ou Facebook, me procure, pessoas como você a gente sempre quer por perto.
    Seja bem vinda sempre aqui e obrigada pelo apoio.
    Grande Beijo querida
    Sueli Colbert

    ReplyDelete
  4. Vou te adicionar no Orkut e Facebook, ok?
    Assim que eu criar uma seção de links lá no blog da JASBRA (estamos em fase de mudanças) vou adicionar o seu link.

    ReplyDelete
  5. Obrigada Adriana,
    Pode me procurar no Orkut e Facebook, pelo meu nome mesmo, Sueli Colbert ok.
    Como posso participar do fórum? Gostaria muito tá.
    Beijo e te aguardo
    Sueli Colbert

    ReplyDelete
  6. Oi. Que ótimo é esse seu blog. Adorei o Memorial Jane Austen também. Estou seguindo os dois.
    Também sou fã de Austen. Na verdade, ela e J.R.R. Tolkien são meus maiores vícios literários. Tenho dois blogs, um sobre literatura em geral e outro sobre Austen e Tolkien. Dá uma passadinha lá.
    http://meucantinholiterario.blogspot.com/
    http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/

    Bjinhos :)

    ReplyDelete
  7. Oi Natallie,
    Obrigada pela visita e pelo apoio, vou conhecer seus Blogs assim que possível viu.
    Beijo
    Sueli Colbert

    ReplyDelete
  8. Oi Sueli,
    Adorei o blog e a iniciativa!
    O design está lindo, tudo remete à atmosfera dos romances da nossa querida Jane. Estou ansiosa para acompanhar a descrição de seus encontros e suas discussões...
    Razão e Sensibilidade é ótimo, gosto muito de refletir sobre o antagonismo entre Ellinor e Marianne e como ele permeia todo o romance...

    Parabéns pelo blog! Desejo bons encontros e discussões para todas vocês.
    Um grande abraço,
    Sofia

    ReplyDelete
  9. Oi Sofia,
    Obrigada querida por sua visita e pelas palavras de apoio, que são sempre bem vindas e importantes pra mim.
    De todos os livros de Jane Austen, maravilhosos, tenho um certo amor particular por Persuasão, não me pergunte porquê...rsrsrs...mas adoro todos.
    Mais uma vez, agradeço muito sua visita.
    Grande Beijo
    Sueli Colbert

    ReplyDelete
  10. Sueli,
    Nem precisa agradecer! Adoro encontrar pessoas que se interessam por Jane Austen. O Blog está lindo, muito interessante e será um prazer enorme acompanhá-lo! Meu sonho é participar de um clube de leitura de Jane Austen algum dia...Os romances dela rendem discussões fantásticas, não é mesmo?

    Amo Persuasão! Mas sempre acho difícil escolher um como favorito. A cada fase de minha vida, mudo de opinião sobre qual é, para mim, a obra prima de Jane Austen. Ela criou obras tão ricas e completas que ficou mutio difícil pra mim fazer essa escolha... Espero algum dia chegar a uma conclusão! hehe :)

    Eu é que agradeço todo o apoio e carinho!
    Beijos,
    Sofia

    ReplyDelete
  11. Olá Sueli,

    Meu nome é Ivye Barrinovo, moro em SP e através de buscas por clubes de livros encontrei o seu blog. Eu sou apaixonada por literatura principalmente a escola literária romântica tanto nacional como internacional e adorei saber que você também é fã de Jane Austen e organizou um clube de leitura.
    Gostaria de saber se você faz reuniões e se são abertas para pessoas de fora conhecerem.

    Obrigada, beijos .

    ReplyDelete